28/06/2013

Dicas para dormir bem

Postado por Meu Mundo Meu Quarto às 17:38

Dormir mal – e pouco – é prejudicial à saúde. Diversos estudos já comprovaram que a falta de sono ou a noite mal dormida carreta em uma série de doenças. Prova disso é a recente descoberta da pesquisa realizada pelo Hospital Brigham and Women, que faz parte da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Pela primeira vez concluiu-se que a pouca produção da melatonina, hormônio produzido durante o sono, leva à diabete tipo 2.
Dormir bem, portanto, é assunto de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros têm problemas para dormir. Principalmente em um mundo dominado pela velocidade e infinidade de informações, afazeres e obrigações, pode não ser fácil para muita gente jogar-se na cama, por mais confortável – e cinematográfica – que ela seja. Não à toa, vemos uma proliferação de institutos, médicos e medicamentos que são muito eficazes. Mas um ambiente ideal também faz toda a diferença.
Há quase 30 anos como diretora de marca e designer das peças da Madeira Bonita, Marcia Oliveira adquiriu grande conhecimento sobre todos os detalhes que dizem respeito aos hábitos dos brasileiros que beneficiam e prejudicam o sono. “É preciso criar condições específicas para isso”, detalha.
Veja abaixo suas sete dicas:

1 – Interrompa o uso de celulares e tablets cerca de uma hora antes de dormir. A utilização destes eletrônicos pode ser tão prejudicial quanto tomar uma xícara de café. Isso está associado à maneira como a fonte intensa de luz destes equipamentos inibe a produção de melatonina, hormônio que tem a função de dar o “start” no sono.
2 - Escolha bem a sua cama! As camas são parte essencial do descanso. A altura adequada do colchão deve considerar o peso e a altura do usuário. No caso de duas pessoas utilizarem o colchão, considere as maiores medidas para o cálculo. O colchão de espuma dura tem cinco anos de garantia, enquanto o de molas poquet tem dez.
3 – Muita atenção à densidade. Colchões macios demais moldam o corpo inadequadamente e prejudicam a posição da coluna. Já os firmes em excesso, comprometem as articulações e os pontos de apoio, tais como ombros e quadris.
4 – Mesmo acordado, basta fechar os olhos para saber se a luz está acesa ou não. Isso ocorre porque a luz interfere no nosso globo ocular. Hoje existem camas que possuem iluminação de led embutida própria para iluminar o chão em volta da cama.
5 – Os sintéticos podem ser grandes vilões, tanto nas roupas de cama quanto nas mobílias. Dê preferência aos materiais naturais e mantenha o quarto sempre em ordem. Para ajudar na organização, gavetões embaixo da cama podem ser a solução. Mas, lembre-se, é importante que o colchão tenha ventilação permanente. Dê preferência para camas com estrados ripados.
6 – Existem também os estrados articulados que, além de flexíveis, permitem que o colchão respire, garantem firmeza e conforto para as diferentes partes do corpo. É ideal para os casais, que muitas vezes têm hábitos e gostos diferentes para um sono melhor aproveitado.
7 – A escolha do travesseiro errado pode comprometer o sono, pois além de dores, como torcicolos, acumula bactérias, causando problemas respiratórios. Respeite sua durabilidade de dois anos e a altura recomendada, que é a medida do pescoço até o final do ombro. Isso evita que o ombro fique comprimido nas posições laterais.

24 comentários :

Carla My Felt disse...

Olá, obrigada pala visita e pelo seu comentário! Adorei as dicas, vão ser-me muito uteis!

Gabi disse...

Antigamente dormia suuuper mal, mas quando comecei a estudar de manhã tudo melhorou.
Beeijos,
Gabi.

http://girlswithstyles.blogspot.com.br/

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Vim agradecer sua visita no meu blog e também conhecer o seu. Muito bonito seu cantinho, dei uma espiada nas publicações antigas e não imaginava que este assunto poderia render tantos post legais.
Parabéns seu blog é muito bem feito, muito gostoso de ver.

Bjs

Cozinha de Mulher disse...

Oiê... adorei as dicas.
Eu não durmo bem.. além da coluna que me mata.. e depois das 5 da manhã não consigo mais dormir, ainda durmo tarde..
Daí já viu né?
Acordo super cansada.

Realmente uma boa noite de sono é tudo de maravilha..

Um beijo minha linda.. e uma ótima noite viu?

Flavia disse...

"Interrompa o uso de celulares e tablets cerca de uma hora antes de dormir.". Já desisti nessa primeira dica, impossível hahaha! Brincadeiras à parte, deveríamos mesmo nos desconectar mas é tão difícil! Não só pelo "vício", mas também porque o tempo é curto, às vezes na cama é o momento que dá pra fuçar a internet...vou tentar trocar por um livro, bem mais saudável! Beijos!

Rosana disse...

Olá!
Obrigada por sua visita e comentário no Simples Decoração! Gostei muito do seu blog, o layout é muito bonito e o conteúdo bastante interessante.
Parabéns!
Um beijo
Rosana
www.simplesdecoracao.com.br

Caroline Ariel disse...

Eu dormia muito bem, só que agora eu faço curso de manhã e tem vezes que passo o dia com sono. Mas não sou daquelas que vai deitar às 2h da manhã.
Só pra avisar que ta tendo sorteio no blog, caso queira participar ...!
Beijinhos!

http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

Milena Bueno disse...

Com certeza a escolha do travesseiro e do colchão são fatores super importantes para uma boa noite de sono.
Beijos

altacostura20.blogspot.com.br

piteis da dinha disse...

Olá, passei p/agradecer a visitinha e passeando pelo teu blog gostei muito de tudo que vi, o assunto do post é super interessante, parabéns...

Bjssssssss e um lindo FDS

Chris Ferreira disse...

Oi,
Adorei as dicas e o tema!
Vou aplicar!
Obrigada!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Márcia Rocha disse...

Adorei a postagem e as dicas :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

Queti disse...

Oi Obrigada pela visita lá no blog.
Adorei as dicas.
BJos ^_^

Sabrina Aparecida disse...

Ameii seu blog Parabéns viu
seguindo aqui já pode me seguir de volta ficarei muito agradecida
Um beijão fiquem com Deus!
http://makeupforeverrr.blogspot.com.br/

Morgana França disse...

Boas dicas, preciso repensar meu colchão urgentemente!

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Olá,amei as dicas!Todas as orientações é muito bem vinda!
Obrigada e uma bela semana para ti.
Beijo grande

Josy Oliveira disse...

Muito boas essas dicas eu sempre procuro dormir bem e 8 horas por dia. é muito importante que não dorme direito fica com a imunidade baixa e engorda.
bjs!!
seguindo
josymariah.blogspot.com.br

Laila S. disse...

Agora tá explicado o porquê de tanta gente reclamando de insônia nas redes sociais rs.Essas dicas foram ótimas ,obrigado por postá-las .Beijão!

http://poemadecadadia.blogspot.com.br

Francine Tribes disse...

Ah, tem selinho pra você lá no blog:
http://minhanovacasinha.blogspot.com.br/2013/07/selinho.html

Renata disse...

Olá!

Passei para conhecer o seu cantinho e agradecer a visitinha.
Seu cantinho é bem gostoso e o quarto acaba sendo o nosso mundo mesmo.
O sono é super importante, quando começo a ter problemas dormindo pouco, ou levantando várias vezes à noite o humor até muda! Nada como uma boa noite de sono!

beijos, Renata
palpitandoemtudo

Caroline Almeida. disse...

Estou precisando muuuito seguir essas dicas, e agora é o momento, minhas tão almejadas férias!
Adorei sua visita lá no blog,
estou te seguindo, se puder fazer o mesmo será adorável ;)

nacasinhaqueeuqueroviver.blogspot.com.br

Decora Adora disse...

Buen post , ya que yo muchas veces tengo dificultad para dormir
Saludos
Angelica

Mamã de Peep-Toe disse...

Este post é para mim!!!

Luana Honorato disse...

Adorei as dicas!!!
Vou colocar em prática a partir de hoje, hehe!
Lindo seu blog, linda!!

Beijos!
http://macherieh.blogspot.com.br/

Ana Livia disse...

Aqui você encontra livros infantis, para acompanhar a gravidez, o seu bebê e livros para a qualidade de vida! Visite nosso site para maiores informações e veja nosso catálogo completo!

www.cms.com.br

https://www.facebook.com/editora.cms

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Meu Mundo, Meu Quarto ~ Todos os direitos reservados.